Phishing

O que é o phishing?

O Phishing é uma das principais preocupações ao nível da segurança informática que se baseia no envio de um e-mail fraudulento com o objectivo de obter códigos de acesso e dados financeiros.

 

Como nos proteger-mos destes ataques?

1. Nunca envie informação pessoal que lhe seja solicitada por e-mail tal como: n.º do cartão de crédito, username, password, nomes. O BPI nunca lhe pedirá este tipo de informação por este veículo de comunicação.

2. Não siga as ligações (links) de e-mails suspeitos. Caso queira aceder, introduza directamente no browser o endereço da entidade referida no e-mail e navegue a partir daí.

3. Em caso de dúvida, contacte a entidade para confirmar a veracidade do e-mail, mas nunca use os contactos indicados no e-mail. Faça-o da forma que costuma fazer habitualmente.

4. Certifique-se que o site é seguro, fazendo duplo clique sobre o cadeado no canto inferior direito do browser ou pelo endereço (URL), que deve começar por “https://” e não por “http://”.

5. Desconfie de e-mails impessoais que se dizem de uma entidade com a qual mantém relações, seja um site de e-commerce ou uma instituição financeira. Normalmente os e-mails destas entidades dirigem-se ao Cliente pelo nome, como “Exmo. Sr. José Silva” e não por “Caro cliente”. O objectivo dos e-mails fraudulentos é precisamente obter informação pessoal sobre si, pelo que é difícil conhecerem o seu nome de antemão.

6. Certifique-se que o seu browser está actualizado e se possui software Microsoft, como o Internet Explorer. Poderá efectuar a actualização em http://www.microsoft.com/security/.

7. Instale uma barra de ferramentas para o seu browser. A NetCraft disponibiliza uma que fornece informação diversa sobre o site a que está a aceder: a localização geográfica do servidor que aloja o site, a entidade responsável pelo site e a primeira vez que este endereço foi detectado pela NetCraft.

8. Consulte os extractos das suas contas bancárias regularmente. Se encontrar algum movimento estranho contacte imediatamente o BPI. O Anti-Phishing Working Group gere um site com muita informação sobre estas práticas fraudulentas. Neste site pode consultar as formas de phishing reportadas publicamente.

 

http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a=40&p=95&f=610&opt=f

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: